Edição de Texto e
Produção Audiovisual por: http://www.caminoespírita.blogspot.com Chile - 2015
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
por
Allan Kardec
CAPÍTULO II
- MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO...
- A vida futura.
- O reinado de Jesús.
- O ponto de vista.
- Instruções dos Espíritos: Um reinado
terrenal.
1. - Tendo entrado
Pilatos no palácio, chamou a Jesús e disse-lhe: ¿É você o rei dos judeus? -
Jesús respondeu-lhe: "Meu reino não é deste mundo". Se meu reino fora
deste mundo, os meus tivessem combatido, para que não fosse eu entregado aos
judeus., mas meu reino não é de aqui.
Pilatos disse-lhe então:
¿você é rei?...
Jesús respondeu-lhe: Tu
diz que eu sou rei. Eu para isto nasci, e para isto vim ao mundo, para dar
depoimento à verdade, e todo aquele que é da verdade, escuta minha voz.
(San Juan, cap. XVIII, v.. 33, 36 e 37).
- A VIDA FUTURA.
2. - Com estas palavras
Jesús designa claramente a vida futura, que apresenta em todas as
circunstâncias como o termo para onde se dirige a humanidade, e como aquilo que
deve ser o objeto das principais preocupações do homem na Terra., todas as
máximas de Jesús, se referem a este importante princípio. Efetivamente, sem a
vida futura, a maior parte de seus preceitos de moral não teriam nenhuma razão
de ser, por isso, os que não crêem na vida futura, e pensam que só fala da vida
presente, não os compreendem ou os encontram pueriles.
Este dogma pode ser
considerado como a base do ensino de Cristo, por isso está colocado entre os
primeiros, ao princípio desta obra porque deve ser o ponto de olha de todos os
homens, Só ele pode justificar as anomalías da vida terrenal e as pôr em
concordância com a justiça de Deus.
3. - Os judeus tinham
ideias muito incertas da vida futura, criam nos anjos, a quem consideravam como
os seres privilegiados da criação, mas não sabiam que os homens pudessem um dia
se converter em anjos e participar de sua felicidade. Segundo eles, a
observância das leis de Deus era recompensada com os bens da terra, com a
supremacía de sua nação e as vitórias atingidas sobre seus inimigos.
As calamidades públicas e
as derrotas, eram o castigo que recebiam por seu desobediencia. Moisés não
podia dizer outra coisa a um povo de pastores ignorantes que devia ser
comovido, antes de mais nada, pelas coisas deste mundo. Mais tarde veio Jesús a
revelar-lhes que há outro mundo no que a justiça de Deus segue seu curso, esse
é o mundo que promete aos que observam os mandamientos de Deus, e em onde os
bons encontrarão seu recompensa, esse mundo é seu reino, ali é onde está em
toda sua glória, e a onde regressou ao deixar a terra.
No entanto, Jesús, ao
conformar seu ensino ao estado em que se achavam os homens de sua época, não creu
conveniente lhes dar uma luz completa, que os tivesse deslumbrado em vez dos
ilustrar, porque não a tivessem compreendido, de verdadeiro modo se límitó a
enunciar a vida futura como um
princípio, como uma lei da natureza, a qual ninguém pode eludir. Todos os
cristãos crêem, necessariamente na vida futura, mas a ideia que muitos se
formam dela é vadia, incompleta, e pelo mesmo, falsa em muitos aspectos, para
uma importante quantidade de pessoas, só é uma crença que carece de certeza
absoluta, daí procedem as dúvidas, e inclusive a incredulidad.
O Espiritismo tem vindo a
completar neste ponto, como em muitos outros, o ensino de Cristo, fazer quando
os homens se mostraram o suficientemente maduros para compreender a verdade.
Com o Espiritismo a vida futura já não é um simples artigo de fé, uma hipótese,
senão uma realidade material demonstrada pelos fatos, porque são as testemunhas
oculares os que vêm à descrever em todas suas fases e em todos seus detalhes, de
tal modo que já não é possível a dúvida, porque até a inteligência mais
elementar pode compreender a vida futura em seu verdadeiro aspecto, do mesmo
modo que nos representamos um país a respeito do qual se lê uma descrição
detalhada. Agora bem, esta descrição da vida futura é tão pormenorizada, e as
condições de existência feliz ou azarada, dos que se encontram nela são tão
racionais, que resulta forçado dizer que não pode ser de outro modo, e que
constitui realmente a verdadeira justiça de Deus.
- O REINADO DE JESÚS.
4. - Todos compreendem
que o reinado de Jesús não é deste mundo, mas, ¿não tem também seu reinado na
terra? O título de rei não implica sempre o exercício do poder temporário, outorga-lhe
por consentimento unânime àquele que por seu gênio acede no primeiro lugar
dentro de uma determinada ordem de ideias, que predomina em seu século e influi
no progresso da humanidade. Em tal sentido diz-se: O rei ou o príncipe dos
filósofos, dos artistas, dos poetas, dos escritores, etc... Este reino, nascido
do mérito pessoal, consagrado pela posteridad, ¿não costuma ter uma preponderancia muito maior que a que tem
uma coroa? O um é imperecível, enquanto a outra é brinquedo das vicisitudes, o
primeiro sempre é abençoado pelas gerações futuras, enquanto a outra é algumas
vezes amaldiçoada. O reinado terrestre acaba com a vida, o reinado moral
governa na vida, e sobretudo após a morte. Baixo este conceito, ¿não é Jesús
bem mais poderoso que os potentados? Com razão, dizia a Pilatos: Sou rei, mas
meu reino não é deste mundo.
- O PONTO DE VISTA.
5. - A ideia clara e
precisa que nos formamos da vida futura, nos dá uma fé inalterable no porvenir;
e esta fé tem imensas consequências sobre a moralización dos homens, já que
muda por completo "o ponto de vista desde o qual eles contemplam a vida
terrenal". a morte nada tem de atemorizante, já não é a porta para a nada,
senão a porta da liberdade, que permite ao desterrado o rendimento a uma morada
de felicidade e de paz. Sabendo que mora em um lugar transitório e não
definitivo, toma as preocupações da vida com mais indiferença, a morte nada tem
de atemorizante, já não é a porta para a nada, senão a porta da liberdade, que
permite ao desterrado o rendimento a uma morada de felicidade e de paz. Sabendo
que mora em um lugar transitório e não definitivo, toma as preocupações da vida
com mais indiferença, y de esto resulta para él una calma de espíritu que
alivia sus amarguras.
Por la simple duda acerca
de la vida futura, el hombre concentra todos sus pensamientos en la vida
terrenal, inseguro del porvenir, todo lo dedica al presente, como no entrevé
bienes más preciosos que los de la Tierra, comporta-se como um menino, que nada
vê para além de seus brinquedos, e o faz todo para tentar, a perda do menor de
seus bens, lhe causa um amargo desgosto, um erro, uma esperança frustrada, uma
ambição não satisfeita, uma injustiça da que é vítima, o orgulho ou a vaidade
ferida, são outros tantos tormentos que fazem de sua vida uma angústia perpétua,
"de maneira que condena-se voluntariamente a uma autentica e incesante
tortura".
Desde o ponto de vista da
vida terrenal, em cujo centro se coloca, tudo a sua ao redor tomada vastas
proporções, o mau que o atinge, bem como o bem que chega aos outros, tudo
adquire para ele uma grande importância. Da mesma maneira que aquele que se
encontra no interior de uma cidade, tudo lhe parece grande, tanto os homens que
ocupam elevadas posições, como os monumentos... não obstante se subisse a uma
montanha, os homens e as coisas lhe pareceriam pequenas, assim sucede ao homem
que olha a vida terrenal desde o ponto de vista da vida futura. A humanidade,
ao igual que as estrelas do firmamento, se perde na imensidão, então compreende
que grandes e pequenos estão juntos como as formigas em um pedaço de terra, que
proletarios e potentados são da mesma estatura, e se compadece dessas criaturas
efêmeras que se tomam tantas moléstias para conquistar uma posição que lhes
elevará tão pouco e que por tão pouco tempo conservarão. Por isso a importância
que se dá aos bens terrestres, está sempre em razão inversa à fé na vida
futura.
6. - Se dirá que se todo
mundo pensasse do mesmo modo, ninguém se ocuparia das coisas da Terra e tudo se
paralisaria. Não, o homem procura instintivamente seu bem-estar, e ainda com a
certeza de permanecer por pouco tempo em um lugar, quer estar o melhor
possível., não existe ninguém que encontrando uma espinha na palma de sua mão,
não deixe da tirar para não se fincar. Por conseguinte, a busca do bem-estar,
obriga ao homem a melhorar todas as coisas, impulsionado pelo instinto do
progresso e da conservação, que fazem parte das leis da natureza. O homem
trabalha por necessidade, por gosto e por dever, e desse modo cumpre os desígnios
da Providência, que com este fim o colocou na Terra.
Somente aquele que
considera o porvenir, não dá ao presente mais que uma importância relativa, e
se consuela facilmente das contrariedades do presente pensando no destino que
lhe espera. Deus não condena os goze terrenales, senão o abuso de tais goze em
prejuízo das coisas do Alma, contra esse abuso estan prevenidos os que se
aplicam a se mesmos estas palavras de Jesús: "Meu reino não é deste
mundo".
O que se identifica com a
vida futura, se parece a um homem rico que perde uma pequena quantidade sem se
preocupar por isso, em mudança o que concentra seus pensamentos na vida
terrenal, é como um homem pobre que perde todo o que possui e se desespera.
7. - O Espiritismo alarga o
pensamento e abre novos horizontes, em lugar dessa visão estreita e mesquinha,
que o concentra na vida presente, e que faz do instante que passamos na Terra o
único e frágil fundamento do porvenir eterno, o Espiritismo ensina que esta
vida só é um eslabão no conjunto armonioso e grandioso da obra do Criador,
ensina a solidariedade que reúne todas as existências do mesmo ser, todos os
seres de um mesmo mundo, bem como os seres de todos os mundos, dá também uma
base e uma razão de ser à fraternidad universal, enquanto a doutrina da criação
do Alma, no momento do nascimento da cada corpo, faz que todos os seres sejam
estranhos uns a outros. Essa solidariedade entre as partes de um mesmo tudo,
explica o que é inexplicable, se só se considera um sozinho aspecto. No tempo de Cristo, os homens não tivessem
podido compreender um conjunto semelhante, razão pela qual reservou este conhecimento para
outros tempos.
- INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS.
Um reinado terrenal...
8. - ¿Quem melhor que eu
pode compreender a verdade destas palavras de Nosso Senhor: "Meu reino não
é deste mundo"?. O orgulho perdeu-me na Terra. ¿Quem compreenderia a
insignificancia dos reinos do mundo, se eu não a compreendi? ¿Que me trouxe de
meu reinado terrenal? Nada, absolutamente nada, e para que a lição fosse mais
terrível, ¡ninguém me acompanhou até a tumba!. Rainha era eu entre os homens, e
rainha cri entrar no reino dos céus, ¡Que desilusión! ¡Que humillación, quando
em vez de ser recebida como soberana, vi sobre mim, e bem mais acima, homens a
quem cria insignificantes, e que desprezava porque não eram de sangue nobre!
¡Oh! ¡Então compreendi a esterilidad das honras e das grandezas que com tanta
avidez, se procuram na Terra!.
Para conquistar um lugar
neste reino, são necessárias a abnegación, a humildad, a caridade em toda sua
celeste prática, e a benevolência para todos, ninguém pergunta vocês o que têm
sido, que faixa têm ocupado, senão o bem que têm feito, as lágrimas que têm
enjugado. ¡Oh! Jesús, você o disse, seu reino não é deste mundo, porque é
preciso sofrer para chegar ao céu, e as arquibancadas do trono não se aproximam
a ele: são os caminhos mais espinosos da vida os que conduzem ali, procurem,
pois, o caminho através das zarzas e das espinhas e não entre flores. Os homens
correm depois dos bens terrenales como se devessem os conservar para sempre,
mas aqui não há ilusão, cedo percebem que só se asieron a uma sombra e
desprezaram os únicos bens autênticos e duradouros, os únicos que lhes servem
na morada celestial, os únicos que podem lhes abrir a entrada. Tenham piedade
daqueles que não ganharam o reino dos céus, ajudem com vossas orações, porque
estas aproximam ao homem ao Altísimo, esta é a palavra de união entre o céu e a
terra... não o esqueçam.
(Uma rainha do França. O Havre, 1863.)